revista piloto-experimental magazine-revista experimental
torsdag, juni 30, 2005

sim, o calor. en cima, afónica. não posso nem reclamar em voz alta. melhor não reclamar at all. até porque com essa dica da vero, eu teria duas opções: reclamar de tudo - e eu não sou francesa para chegar a tanto - ou achar que minha vida é uma maravilha. hmm, é uma solução demasiado cartesiana...

desculpem as mezclas de idioma, mas eu gosto. tem gente que não, mas duvido que passem muito por aqui.



tirsdag, juni 28, 2005

vai ver o verão tira o clima para poesia. pelo menos se não estamos na beira da praia. a verdade é que nem os dias na beira do mar tèm sido muito poéticos. mais música que poesia. e às vezes as duas coisas são, sim, incompatíveis. outras vezes, não são.

já sei: é como se a poesia dos dias primaveris, que esse ano não foram de muita chuva, tivesse sido engolida pela ola de calor grudento. a poesia tá grudada nas nuvens. e se não chove ela não tem como se soltar de lá. é mais ou menos isso, e não tenho inetnção de ser poética. até a prosa fica prejudicada: só se fala no calor.

falar nisso, disse que vão fazer chover, chuva artificial.



torsdag, juni 23, 2005

elvira lindo tem uma coluna pequena no el país, mas em geral sabe aproveitar o espaço. ontem, bajo el título "que feo", disse muito. que a espanha é um país conservador ninguém duvida, mas tão aí almodovar e amenábar pra mostrar que não é (só) isso que identifica esse país hoy día. porém aconteceu o que poucos imaginavam que ainda poderia acontecer: uma manifestação multitudinária, de caráter (quase) "fachista", contra os direitos adquiridos por gays e lesbianas com a modificação do código civil. segundo a amiga semi-judia que se disfarçou de religiosa para ver de perto a aberração moralista da igreja e da direita espanhola: "me senti como judia em plena alemanha nazi". pois é, franco ainda vive nos corações de alguma gente, e isso dá pena.

por sorte, no que hoje é um espaço público expandido, essas manifestações convivem com coisas como o ptqk , onde se encontra, por exemplo, a "guía para la transformación social en euromovements, una guia de investigacion activista y un intento de archivo y sistematización de la información y el concocimiento generado per el reciente ciclo de confluencia de los movimientos sociales en Europa, prestando particular atención al proceso de del Forum Social Europeo y sus espacios paralelos."



fredag, juni 17, 2005

emir sader faz uma leitura política, e de esquerda, para o que será assunto preferencial na próxima campanha eleitoral brasileira:
quem quer abolir direita e esquerda é de direita. quem reduz a luta política à luta contra a corrupção é de direita. e quem reproduz a corrupção e a privatização da política não é de esquerda: é de direita.

em madrid, a direita se manifesta contra o casamento entre homossexuais e a adoção de crianças por casais de gays ou lésbicas. m. e l. deixam a filha de 8 anos com uma amiga e vão conferir o preconceito de perto, infiltradas como heteros numa caravana conservadora que sai de barcelona na madrugada de sábado. e vão contar tudo na volta. é uma manifestação histórica, segundo a igreja, já que as bodas gays são "lo más grave en 2000 años" de existência da instituição. los obiispos de catalunya, geralmente situados mais à esquerda, alegam compromissos prévios para não acudir ao mitin.

enquanto isso, a ciência revela sua orientação:

uma equipe de cientistas da universidade de viena descobriu que o cheiro de asa (ou cecê - cheiro de corpo) estimula os homens a sair de compras. vai ver é por isso que muitos comerciantes preferem conservar seu cheiro natural a tope. os paquis são mestres!

a outra científica do dia diz que quando o pai fuma, há mais chances de que o bebê seja menina. mulher fumante não determina nada. a equipe do instituto valenciano de fertilidade explicou que os espermatozóides que carregam o x correm mais rápido que os que carregam o y nessa circunstância. outras pesquisas também revelaram que as mulheres fumam mais que os homens, temos mais dificuldades para parar de fumar, e somos o alvo preferido dos fabricantes de cigarros. a dedução pode soar esdrúxula, mas não é completamente absurda, nem nova: o cigarro gera mais prováveis fumantes. o ivi também averigua "si otros agentes contaminadores en países industrializados puede marcar diferencias en el sexo de los bebés".



torsdag, juni 16, 2005

começam hoje o sónar e o forum social mediterrâneo. eu começo só amanhã.





mais uma pro caminho. amanhã eu já estou quase boa. até lá, vou revirar os olhinhos e perguntar mil vezes: e agora, fernanda? às vezes sou obsessiva com minhas próprias decisões e em chamo pelo meu próprio nome, sem sobrenome. parece que a ansiedade de ontem era uma prévia. ou simplesmente porque esses momentos são feitos sob medida.



tirsdag, juni 14, 2005

depois de dias escutando sem parar, descubro que belle chase hotel não existe mais. mas alguns dos seus integrantes, incluindo a voz e as letras de j.p. simões, seguem na ativa como o quinteto tati. acho que só eu não tinha me dado conta que a melodia e a picardia eram as mesmas:

naquela praça suja
com merda de pombo
patrulhada pelo sexo
ele chega às quatro
polindo o sapato
para vender o seu amplexo
e os homens passam
notam seu bigode
mas na coxa se estravasam

veio sua amiga
a loira josé
convidando pró café
e ao segundo brandy
já josé se expande
esboroando o seu baton

amanhã não estaremos aquí
veja se bebe um pouco e sórri
e tira esses olhos do chão
o futuro é lindo eu já vi
o avião vai direto para lá
vamos embora dessa aflição

e manoel morena
tomou seus calmantes
por causa do joanetes
e disse cansado que estava assustado
pois nunca tinha voado
e se um acidente
se o passaporte
será que não sentes o medo da morte
me dá um cigarro
me dói a cabeça
para quê tanta pressa?
e a depilação?

amanhã não estaremos aquí
veja se bebe um pouco e sórri
e tira esses olhos do chão
o futuro é lindo eu já vi
o avião vai direto para lá
vamos embora dessa aflição

no dia seguinte
num canto da praça
quem passou podia ver
duas prostitutas tão deselegantes
acenando para você



mandag, juni 13, 2005

Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles faz jus ao tamanho do título. em vários sentidos. os mais de 200 minutos terminam com poucos piscares de olhos. fuerte é um adjetivo batido para definir em uma palavra esse clássico do cinema feminino e feminista. com poucas dúvidas, a interpretação de delphine seyrig foi a fonte de inspiração para julianne moore construir sua dona de casa em las horas.

ivan e ivonne lamentaram não ter estado na sala de exibição este dia. ele hoje embarcou para o rio para apresentar sua versão posmo de adán y eva, todavia, e quem estiver para ver vai entender. falamos sobre feminismos e contemplação, e concordamos que chantal akerman é uma maestra na conjugação das duas coisas: consegue ser feminista e fazer filmes contemplativos a la vez, e sem ser chata.

hoje me encontro de novo com belkis vega. dessa vez para ver viviendo al límite. e na seqüência, emendo com countdown. e depois vou pra casa ver a duda, que acaba de desembarcar.



tirsdag, juni 07, 2005

belle chase hotel virou minha play next preferida do dia.





em meios aos comentários do dudu sobre relatividade, o relax dos japoneses e o zorro de isabel allende (exagerei) me encontro com argumentos para a conversa de ontem à noite. a intuição nos levou à conclusão que o new york times apresenta com dados. uau.

tudo começou com p. e m. detalhando as festas de hip hop no bar em que eles trabalham. onde se consomem garrafas de veuve clicqot como se fosse água e se exibem correntes e dentes de ouro e diamantes. foi aí que começamos a conversa. mas terminou longe.





me divirto montando e apagando e montando listas de novo para o regalo que veio do outro lado do hemisferio norte mientras deveria estar relendo um artigo que tenho que entregar pra um professor que voltou para o sul da américa. no pasa nada: o final de semana tampouco seguiu os planos, e foi melhor assim. e hoje já é terça - nem vi a segunda passar.

começou ontem a muestra internacional de filmes de mujeres. tem uma parte feminista, mas nem todo cine de mulher é cine feminista. na agenda da semana que vem, ponho em primeiro a trilogia de agnès varda. e luego chantal akerman e seu nuit et jour.

na outra semana, depois da próxima, começa o sónar. aventura garantida, pòrque haja fôlego para dar conta de tudo.



lørdag, juni 04, 2005

a biblioteca nos proporciona os sonhadores para o final de semana. e o calor invita a la platja. mas antes enfrentaremos a ronda de sant antoni. pra poder ver os sonhadores logo mais.

jordi la banda é outro uruguayo chulo. ilustrador, virou business man, com seus desenhos estampados em produtos de marcas. é bom, mas pretensioso. "não tenho colegas de profissão", "antes de mim ninguém sabia o que era um ilustrador". e antes de voltar ao país natal, diz que iria ao brasil. "é um país que me atrai".

um quilo de albaricoques, já que é época. são pequeninos, bons pra improvisar um piquinique. ou pra suco. com menta? as cerejas não vieram pra casa hoje. o preço dobrou da semana passada, e semana que vem deve cair pela metade outra vez. é quando estão mais doces.



onsdag, juni 01, 2005

excelente foi a nota de amarela. perdi a apresentação oficial, mas deu tempo de ouvir a banca.

num foro bem mais informal, em hora e meia me toca a mi hablar de mis "tecnicidades de la migración". a veure:-)



• BIO
• CONTATO

• archives ::::::.: .:.. . .
• marts 2002
• april 2002
• maj 2002
• juni 2002
• juli 2002
• august 2002
• september 2002
• oktober 2002
• november 2002
• december 2002
• januar 2003
• februar 2003
• marts 2003
• april 2003
• maj 2003
• juni 2003
• juli 2003
• august 2003
• september 2003
• oktober 2003
• november 2003
• december 2003
• januar 2004
• februar 2004
• marts 2004
• april 2004
• maj 2004
• juni 2004
• juli 2004
• august 2004
• september 2004
• oktober 2004
• november 2004
• december 2004
• januar 2005
• februar 2005
• marts 2005
• april 2005
• maj 2005
• juni 2005
• juli 2005
• august 2005
• september 2005
• oktober 2005
• november 2005
• december 2005
• januar 2006
• februar 2006
• marts 2006
• april 2006
• maj 2006
• juni 2006
• juli 2006
• september 2006
• oktober 2006
• november 2006
• december 2006
• januar 2007
• februar 2007
• marts 2007
• april 2007
• maj 2007
• juni 2007
• juli 2007
• august 2007
• september 2007
• oktober 2007
• november 2007
• januar 2008
• februar 2008
• marts 2008
• april 2008
• maj 2008
• juni 2008
• august 2008
• februar 2009
• august 2009
• november 2009
• december 2009


• ex-MACHINAS::::::::.:.. . .



‹ webdesign

blogchalk: Fernanda Zanuzzi/Female/26-30. Lives in Brazil/Porto Alegre/Bom Fim and speaks Portuguese, English, Spanish and a mica of Catalan. Spends 40% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


COPYLEFT CONTINGUT ::