revista piloto-experimental magazine-revista experimental
onsdag, juli 27, 2005

tia e prima proporcionam novas descobertas e o eterno retorno. hoje foi dia do já tradicional can maño. a reserva foi feita ontem, terceiro dia consecutivo em que tentamos em vão uma mesa. o gallego da barceloneta é, defnitivamente, o melhor para sépias e sardinas a la plancha. de acompanhamento, peça tomates fritos e uma ensalada, a de 1,50. sim, além de tudo é barato. já descolamos dois endereços em roma para desfrurtes gastronômicos económicos, no mesmo nível, segundo o casal romano da mesa do lado. ontem, o melhor de tudo era o cuoco, outro italiano, que preparou o que pedimos, como pedimos. chocos. a la plancha, porque as tapas estão no cardápio.



tirsdag, juli 26, 2005

ritos e ritmo de final de ano. amigos novos passam e deixam uma saudade ancestral, a família chega como se fosse natal. a tia traz bala de côco, encargo da outra tia, e a prima entra na casa pedindo o avental. ainda falta uma semana, e a casa se vai llenando aos poucos: precisamos de mais copos, pratos, uma panela pa ella. o mundo está de rebaixas, de hecho, o mundo está liquidado, mas eu ainda acredito num mundo possível, que sim, será o mesmo. mas outro.



torsdag, juli 21, 2005






as ruinas contam parte da nossa história. não é nada bonito cuando nos toca vivirla
.





online crash analysis de microsoft, aka la oca, me avisa que:
Los datos de los informes de error se utilizan para buscar y solucionar problemas del software que utiliza. No se utilizan con fines comerciales.

Qué datos se recopilan

Para resolver problemas del software que utiliza, necesitamos saber qué estaba haciendo el software cuando se produjo el problema y conocer la configuración de su máquina. Para ver una descripción de las categorías de los datos que recopilamos, consulte la sección siguiente denominada Tipos de datos.





el nikochan world tem de tudo. via sergi, el d´el forat.





javi, o proprietário do piso, é lampista aficcionado en linux. com essa última descoberta, dei o primeiro passo rumo à terraza do edifício, de onde se vê mais de meia barcelona e o pátio interno da igreja sant miguel. há um plano de um grupo de okupas, os que okuparam a casa do lado da nossa, para instalar conexões wi-fi (leia como se escreve). gratuitas, por supuesto. em troca dos espaços coletivos das escaleras, onde se instalarão as antenas, o coletivo miles de viviendas e um grupo de agregados oferecerá talleres de formação e informação aos vecinos. javi, que não tem internt simplesmente porque se niega a pagar, gostou da idéia. pra começar, vai me passar uma chave para que eu possa blanquear os lençóis como faz minha avó (terei que aprender isso também e por sorte a sofia está chegando domingo). javi também me explicou melhor como funcionam as associações do bairro. paca, segundo ele, nunca aparece nas reuniões. e curiosamente faz parte do grupo que sempre sabe de tudo antes mas não comparte informação com ninguém. em meia hora ou menos, resolvemos todos os problemas do bairro. e inclusive chegamos a um acordo em tema controverso: os carros do bairro deveriam ter seu espaço de estacionamento garantido nas suas ruas, sem pagar, como argumenta javi que tiene coche, pero e por isso mesmo, para que nenhum forasteiro se aproprie das vagas em dias de sol e praia, a circulação de carros deveria estar restrita aos vecinos. seguramente isso reduziria a poluição em um 70%, e eu deixaria de sentir cheiro de CO2 nas manhãs brancas e nubladas.



onsdag, juli 20, 2005

via karen, em viena:

Usuarios de internet podrán enviar sus diarios al espacio

Una empresa estadounidense otorgará un servicio gratuito de 'blogs' (diario o bitácora personal) que podrán ser enviados al espacio en busca de contactos con posibles vidas extraterrestres, informa AFP.

"Le ofrecemos a los 'bloggers' la oportunidad de enviar una parte de sus vidas al espacio para potencialmente conectarse con extraterrestres", dijo Ted Murphy, presidente de MindComet.

El servicio gratuito de 'BloginSpace.com' permite enviar los 'blog' personales al espacio gracias a la transmisión por satélite.

"Siempre he creído que existen otras formas de vida inteligente allí afuera, y ahora, por primera vez, podrán conectarse con la vida del Homo sapiens común", destacó Murphy.

Los humanos han enviado señales de televisión y radio al espacio durante décadas, con imágenes de guerra y furia. MindComet pretende ofrecer a los extraterrestres una nueva forma de mirar la Tierra.

"Este programa nos da la oportunidad de mostrar nuestra especie de una manera diferente", continuó.

Sin embargo "recomendamos firmemente a nuestros usuarios que eviten lenguaje y contenido que pueda provocar a nuestros vecinos extraterrestres", advirtió Murphy.



tirsdag, juli 19, 2005

a convocatória geral circulou na segunda à noite, al voltant de les deu i mitja. als altaveus una véu de dona anunciava que no dia seguinte, a les vuit, a l´esglesia sant miquel, haveria uma assambléia geral informativa sobre o plano urbanístico do ajuntamento para a barceloneta. a notícia se tornou pública há exatamente 12 dias, e a assembléia, me enterei na hora e local marcados, era convocada pela associação de vecinos l´ostia, uma das três que convivem no bairro. havia representantes de uma e de outra, e também o marido da paca, a conselheira do bairro junto à prefeitura. ele, o marido, do sindicato dos estivadores, foi dos únicos a se manifestar em castellano, e acabou protagonizando uma emocionada defesa de paca, acusada de ter virado a casaca e de estar apoiando o plano maldito, "que vol fer de la barceloneta un beverly hills", segundo a vendedora de pisos que denunciava a nefasta especulação imobiliária. o certo é que paca não tem culpa no cartório, aunque, eso si, se haya escaqueado.
hay disputas, hay reacionários, mas também estavam lá os meninos e meninas do movimento okupa, estratégicamente calados, resumindo sua ação a conhecer a gente do bairro. boa parte dessa gente tem história de lutas sociais, sindicalistas ou coperativistas - republicanas, vamos - e já passou por algumas outras reformas, como a olímpica. "la revolución", grita o pescador antes de que a assambléia conclua com a decisão de fazer uma mobilização no sábado, contra seja lá o que for esse plano de la óstia (não da associação) que ainda não se sabe ben bé de que vá. a idéia é parar o bairro, particularmente invadido por turistas nos finais de semana, para exigir que os vecinos possam decidir se e como querem a tal reforma. a associação de restauradores (donos de restaurantes) já avisou que não tem problema: que atrapalhem o que tiverem que atrapalhar, que eles podem perder uns trocadinhos se for por uma boa confusão. uma coisa todos os que estávamos ali la tenemos clara como a água do mediterrâneo: os planos de reforma urbanística levados a cabo em outros bairros não agrada aos habitantes da cidade.



mandag, juli 18, 2005






era uma resposta a odyr, que anunciou o fechamento do café, mas estava transbordando o espaço nos coments. sim, o, barlow é uma figuraça. depois que confirmei com ele seus vínculos com greatful dead - eu liguei nome e pessoa quando vi a cara dele, mais pelo jeito profético de falar e pela barba e pela pinta de bukowski regenerado (é possível?). pedi desculpas pela ignorância (os que me conhecem sabem que sou péssima para nomes de celebridades, haha). ele então me comentou que quando sentou numa mesa com gilberto gil pela primeira vez na sua vida, nunca tinha ouvido palavra ou canção do (agora) ministro. dessa conversa, passou a desenvolver um projeto no brasil* e virou amigo de gil, "a pessoa com mais capacidade de compartir amor que conheci na vida". ainda não averigüei de que vá o projeto, mas pretendo.

mientras, estimulo aos que passem a conhecer a eff. eu, pelo menos, acho que falarei bastante nela:-)

*vide comments. pelo jeito, já não há muito mais o que buscar. (merci pela info, oh. e por me fazer reler a confusão de texto que eu ando aprontando por aqui.)





a última charla do copyfight, ontem às 9h da noite, deveria ter sido a penúltima. não que jimmy wales não tivesse muito o que dizer sobre seus wikiprojects - no organograma ele se autodenomina monarca, com todo o bom humor que permite uma brincadeira desse tipo. mas john perry barlow é uma lenda viva da geração flower power, essa que inspirou os posmos a relativizar o mundo, e definitivamente economia das idéias não cabe em 20 minutos de exposição e 30 de "conversa". de qualquer maneira, tive tempo de ir apertar a mão dele e pegar o contato, quase como se fosse um autógrafo. temas para platicar não faltam.



lørdag, juli 16, 2005

cory doctorow é o típico ativista norte-americano. ontem arriscou no espanhol, mas nem assim dsfarçou sua herança esquerdista-protestante. falou mal da apple, que obriga a atualizar o i-tunes cada semana com mais restrições de uso -afinal, não se pode desagradar a indústria fonográfica - terminou tentando animar uma platéia formada basicamente por catalães jovens e bordes a que se juntem a alguma associação que defenda a criação livre. mal sabe ele que mais da metade do público presente já está envolvido com o tema hasta las narices.



torsdag, juli 14, 2005

o guardian mantém um link para a polícia metropolitana, e o telefone para emergências. não tinha visto se estava ali antes, mas intuo que não. e também intuo que a reação inglesa aos atentados é uma forma de assumir o que até agora se tenta esconder: estamos em guerra. o mundo inteiro. a quarta guerra mundial é isso. e mais. muito mais.

a guerra dos mundos foi escrita em 1898. mas como referente da modernidade para entender essa guerra pós, ainda prefiro passagen-werk, cuja primeira edição em castelhano está saindo agora. virou meu sonho de consumo. as 1102 páginas sobre as passagens de paris por walter benjamin custam 93,60 euros.

já tenho um caminho.



onsdag, juli 13, 2005

fui buscar gotan project por gotam project e encontrei uma versão chicana. hollywood se hace notar. o primeiro é projeto da dupla franco-suiça cohen/müller, os mesmos dos the boyz from brazil e outros tangos chillout. impressionante como cortazar influenciou paris:-)



tirsdag, juli 12, 2005

baixava na autònoma e tive sorte de pillar o el país de hoje no banco ao lado. a capa: doña letízia, em uma foto de seus 3/4 de página. li mientras esperava amarela, que nunca chegou na hora marcada. 10 minutos. antes de ir, abri la vanguardia por internet e percebi o quão velho se havia feito o jornal da manhã.

amarela me explicou depois que a cafetera bomba do instituto italiano era obra de anarcos italianos e simpatizantes que há duas semanas haviam apanhado da polícia em gràcia. coisa corriqueira, mas organizada, e que tinha que ver com a prisão de uns anarcos na itália. o atentado de londres seguia como manchete principal, tentando seguir o ritmo da scottland yard, que mais que ritmo está buscando profundidade, parece. de longe, como trabalho, suena impecável. muito melhor que as leis de blair, e imagino que têm uma certa independência (sim, tanto quanto a bbc). uma complexidade imcompreensível para os espanhóis, onde o trabalho da polícia é bem menos discreto (ontem um carro atravessava minha passagem pela avinyó. obrigada a parar, presenciei um homem revistando a outro do lado do carro, no meio da rua, uma rua por onde só passa um carro. ia em bici, o revistado, como eu, que fui obrigada a parar e olhar a cena, como o paqui que vinha com o carrinho de compras cheio de cervejas, mas que naquele momento não era o alvo. o revistado era branco, arriscaria em dizer do leste, ou alemão, mas alemães são turistas e ricos, por aqui. quase discuti, mas o cara me largou a mala leche que jão não me assusta: que estoy haciendo mi trabajo).

na segunda manchete, contavam que eta hace estallar cuatro artefactos junto a una central térmica. antes de replantear meu destino nesse verão, saltava a terceira manchete, essa já com caráter de notícia, coisa quotidiana: al menos 3 muertos y 30 heridos en atentado suicida en netanya. na contracapa, notícia relacionada: um sionista argentino conta porque fundou uma ong que reconstrói casas de árabes destruídas por israelitas. "estamos frenando la limpieza étnica", acredita MEIR MARGALIT

seguindo, me depararia com o saldo dos últimos mortos no iraq e com a celebração fúnebre dos 10 anos do genocídio de srebrenica. no hay que despistarse: 2000 homens foram assassinados por essa limpeza étnica, e eram todos muçulmanos. no congo, seguramente tardarão mais para identificar os 39 civiles quemados vivos e mais ainda para encontrar os autores da matança, tidos pela prensa como no identificados. sem adjetivos.

depois de um acúmulo de dias assim, acabmos no clichê: a vida segue. mas não se sabe muito bem para quê.

minhas plantas precisam de água. xesco e maria antonia se han ido. as ciudades invisíveis deram passo a alguém menos sensível, mas audível. 25 mil palavras me esperam. por sorte, não é para ontem.





ciudades invisibles é dos melhores programas da rádio 3. o de hoje está especial. parto um melão (muy dulce), e descubro a utilidade dos garfinhos de foundie no verão. carvalho acenderia a chimenea, pese el calor que sobrepasa los 30 grados, al sol o a la sombra. eu tenho o ventilador no mínimo e todas as finestres abiertas. a cidade hoje se inspira em istambul (é aí que está o estreito de bósforo*, não?).

melão e cerejas são as frutas mais doces da semana. e as que eu mais gosto, de todas as estações. isso deve ter alguma coisa a ver com o tipo de sangue.

mundo está repleto de coisas que não se sabe exatamente para o que servem. um doutorado, por exemplo. ou o wikilearning. seguindo a lógica dos garfinhos de foundie no melão, a noção de utilidade pode ser divertida em coisas sem função aparente.

as mulheres periodistas da catalunha são bem organizadas. é um meio restrito, mas divertido. inútil, dirão alguns. mas divertido, dirão outras. nem é questão de relatividade.

*- existe no mundo um lugar tão hermoso como trinidad?
a pergunta obrigou-o a se endireitar e topar com a perspectiva da savanah circundante pela janela do carro.
-sim.
sem dúvida, o taxista se mordia os lábios e contemplava pelo retrovisor o rosto desconcertado e nostágico do seu passageiro.
-o bósforo.
¿é uma ilha?
-não. é um estreito que comunica o mediterrâneo com o mar negro.
¿isso está na europa, não?
-creio que sim.
mas não me importa, disse a si mesmo deixando-se cair novamente de costas. o bósforo comunica minha infància com minha morte. pensou e se repeteiu em uma voz mental, que servia de pano de fundo para a ensoñación del bósforo contemplado desde o palácio de topkapi.
a rosa de alexandria, de manuel vázquez montalbán (planeta).

era turco o espetáculo de um homem só mais lindo que vi durante o festival de dança hace dois finais de semana. obviamente inspirada na hipnótica dança sufi, reflejava a leveza de um turco bailando sufi. só um turco pode bailar sufi como um sufi, mesmo que não o seja.



mandag, juli 11, 2005

jorge chegou em casa com brinquedo novo. eu tenho que voltar a trabalhar, mas ainda não consegui parar de brincar. oh, my: que diversão! já descobrimos que as imagens de barcelona estão desatualizadas, pelo menos as daqui de casa. mas tem o plus (não é o caso para tanto...).

não conhecemos a casa de dali em portlligat, mas estivemos em cadaqués no final de semana. mariana e silver se casaram, e foi tudo lindo. até a barraca que não estreamos e a noite no beliche da casa da irmã de teresa e jordi, dois desconhecidos molt amables, que nos preparam um café da manhã cinco estrelas. foram dois dias de muitas histórias, e muitos mariscos e almejas e peixes e vinhos e cafés. se alguém um dia for a cadaqués, tenho um restaurante pra indicar. o melhor, diria, apesar de não ter passado por muitos outros.



onsdag, juli 06, 2005

no sertão de granada vivia s.
sua casa era habitada por dj´s, e durante um tempo tentou levar uma vida normal. quer dizer, tentava dormir à noite e trabalhar durante o dia. forrou as paredes com colchões, tentativa vã de isolar o som bate estaca que às vezes durava 48 horas seguidas. a outra saída até que funcionou no verão cálido do sul: levava a cama, de rodinhas, para o meio do campo. a cena era mais ou menos assim, segundo a descrição dela: cogía mi camita, un librito y me iba lo más lejos que podía. los campesinos vecinos me preguntaban, alarmaos: ¿adónde vás con eso, chiquilla? y yo: pues, a dormir! o frio chegou e a última tentativa de convivência de s. foi a mais óbvia: uniu-se aos dj´s. antes do outono já estava longe dali.



lørdag, juli 02, 2005

utilidade pública

barcelona celebra hoje o orgulho gay na plaça universitat. com muito prazer.

desde edinburg, consu vive esse protesto peculiar.





não fiz de tudo, mas bem que tentei. até chá com gosto ruim tomei, mas não cheguei a ter crises de abstinência. a insônia la dedico ao calor das noites de final de junho, impróprio. a programação se multiplica. é intensa e se adequa bem às noites curtas, e a voz vai e volta. jorge volta, e o fresco das duas últimas noites ajudam a devolver parte da poesia que echava de menos.

maria volta para a galícia, e eu volto da sua casa da verneda com o nit bus, o 8, que me deixa na porta.

entre flamencos e pelicanos, escutamos um pouco do groove abelhudo. a praia ficou distante nesse dia de sábado, mais curto que o resto da semana. tus papeles: los de fumar?

tatuage foi escrito em mais ou menos 15 dias. é a apresentação do chulo detetive-gourmet carvalho, galego de barcelona, personagem que seria inverossímel de verdade não fosse hijo de manolo montalbán. una gozada, a história. dessas facinhas, para ler sem cerimônia. perfeita para começar às seis da manhã e terminar na cama às seis da tarde, com o vento entrando pela janela. depois da siesta merecida: um orujo con hierbas limpou a voz na hora e arrematou o café com gelo que seguiu o prato de favas e a sépia a la plancha do familiar e galego can maño.

essa primeira história de pepe, que entre suas contradições reúne os títulos de ex-agente da cia e ex-comunista a la vez, se converteu também na primeira peli de bigas lunas, outro extranjero adotado por barcelona. a seqüência virou série de culto, e carvalho inclusive pode ser visto, dizem, na casa leopoldo (o ferran, que joga futebol com os camareros da casa, conhece o carvalho, assim que não posso duvidar que ele existe). se aposentou definitivamente conforme o previsto, com um milhão de pesetas no banco e a casa da vallvidrera. ainda não casou com charo, que segue exercendo sua profissão em casa. as histórias de carvalho enganchan e traçam um perfil da cidade, um recorregut que é percorrido cada dia por miles de transeuntes, viajeros, vagabundos, locales e turistas. são histórias de verdade, mesmo que não sejam verdadeiras. ou seria todo lo contrário?



• BIO
• CONTATO

• archives ::::::.: .:.. . .
• marts 2002
• april 2002
• maj 2002
• juni 2002
• juli 2002
• august 2002
• september 2002
• oktober 2002
• november 2002
• december 2002
• januar 2003
• februar 2003
• marts 2003
• april 2003
• maj 2003
• juni 2003
• juli 2003
• august 2003
• september 2003
• oktober 2003
• november 2003
• december 2003
• januar 2004
• februar 2004
• marts 2004
• april 2004
• maj 2004
• juni 2004
• juli 2004
• august 2004
• september 2004
• oktober 2004
• november 2004
• december 2004
• januar 2005
• februar 2005
• marts 2005
• april 2005
• maj 2005
• juni 2005
• juli 2005
• august 2005
• september 2005
• oktober 2005
• november 2005
• december 2005
• januar 2006
• februar 2006
• marts 2006
• april 2006
• maj 2006
• juni 2006
• juli 2006
• september 2006
• oktober 2006
• november 2006
• december 2006
• januar 2007
• februar 2007
• marts 2007
• april 2007
• maj 2007
• juni 2007
• juli 2007
• august 2007
• september 2007
• oktober 2007
• november 2007
• januar 2008
• februar 2008
• marts 2008
• april 2008
• maj 2008
• juni 2008
• august 2008
• februar 2009
• august 2009
• november 2009
• december 2009


• ex-MACHINAS::::::::.:.. . .



‹ webdesign

blogchalk: Fernanda Zanuzzi/Female/26-30. Lives in Brazil/Porto Alegre/Bom Fim and speaks Portuguese, English, Spanish and a mica of Catalan. Spends 40% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


COPYLEFT CONTINGUT ::