vivir en una casa de cristal es la virtud revolucionaria par excellence. es una ebriedad, un exhibicionismo moral que necesitamos mucho.
o eterno retorno me devolve a benjamin (imaginación y sociedad, taurus, prólogo, traducción y notas de jesús aguirre) e a calvino (as cidades invisíveis, cia das letras, tradução de diogo mainardi). do ítalo, posso dizer que conheci a essência de cloé, cidade em "contínua vibração luxuriosa".
assim, entre aqueles que por acaso procuram abrigo da chuva sob o pórtico, ou aglomeram-se sob uma tenda do bazar, ou param para ouvir a banda na praça, consumam-se encontros, seduções, abraços, orgias, sem que se troque uma palavra, sem que se toque um dedo, quase sem levantar os olhos. existe uma contínua vibração luxuriosa em cloé, a mais casta das cidades. se os homens e as mulheres começassem a viver os seus sonhos efêmeros, todos os fantasmas se tornariam reais e começaria uma história de perseguições, de ficções, de desentendimentos, de choques, de opressões, e o carrossel das fantasias teria fim. [as cidades e as trocas 2]
chovia -um reflexo do katrina passava por sitges, disseram- e estávamos apinhados debaixo das marquizes, em trânsito e na espera. aparentemente não havia muito mais o que fazer, mas seguiamos embriagados. profanamente iluminados, diria benjamin. refletindo a calma e a furia do temporal que seguia retumbando. ritmo.
en tales movimientos hay siempre un instante en que la tensión original de la sociedad secreta tiene que explotar en la lucha objetiva, profana por el poder y el dominio, o de lo contrario se transformará y se desmoronará como manifestación pública. (benjamin, sobre o surrealismo, em el surrealismo, la última instantánea de la inteligencia europea. die literarische welt, 1929. en febrero de este mismo año, a gerhard scholem le escribe: "...<>, un biombo opaco ante el trabajo sobre los passage)."
o jogo trotsko consiste em uma "destrucción dialética" com o objetivo de "ganar las fuerzas de la ebriedad para la revolución(...): ¿cuáles son los presupuestos de la revolución? ¿la modificación de la actitud interna o la de las circunstancias exteriores? esta es la pregunta cardinal que determina la relación de política y moral y que no tolera paliativo alguno." para benjamin, o surrealismo se aproximou assim mais e mais da resposta comunista.
sigo com benjamin. na sexta, conhecerei castellón.