revista piloto-experimental magazine-revista experimental
torsdag, februar 27, 2003

meu astrólogo preferido, mr Rob Brezsny, traz boas notícias para jorge:
PISCES (Feb. 19-March 20): The average Pisces catches 147 colds in a lifetime, endures a serious case of hurt feelings three times a month, and fantasizes about the end of the world once every 6.2 days. I predict, however, that you will experience none of the above during the coming weeks. That's because you're slipping into a grace period that may shock you with its ease, beauty, and abundance. It will be a time when your innocence regenerates and your wisdom freshens; a seed time when your determination to feel good will trump your habitual tendencies to expect the worst; a time of awakening when your perceptions will deepen and expand even as the world is created anew right in front of your eyes.

e uma receita para mim:
LEO (July 23-Aug. 22): The most dangerous frame of mind for you to inhabit in the next six weeks -- the state of awareness that would be most harmful to your long-term interests -- would be utter certainty. You simply cannot afford to be a know-it-all expert who's fixated on a set of seemingly foolproof theories. On the other hand, Leo, if you're willing to question everything you think you know, robust health and emotional wealth will surely be yours. Here's a ritual to set the mood: Put angel food cake and devil's food cake on a plate, then take five bites of each while intoning the affirmation, "I am hungry for the kaleidoscopic, chameleon-like, unimaginable truth."





conheci uma mulher de quase 60 anos que vai se fantasiar de aranha no carnaval. no ano passado, a fantasia foi a única coisa que a tirou da cama.





agenda: 23 e 24 de maio, sonic youth e belle & sebastian em barcelona. ainda bem que falta bastante tempo.





assim que der, vou fazer uma matéria completa sobre infertilidade auqi na espanha. só pode ser esse o motivo para que paguem 900 euros - a título de cobertura de gastos com transporte e estadia - por uma doaçao de óvulos e até 200 euros por uma doaçao de esperma. no 20 minutos de hoje, alguns dados: 18% dos casais de barcelona têm problemas de fertilidade. segundo o jornal, os especialistas atribuem a causa ao retardo progressivo da maternidade. mas também se destacam o tabaco, o estresse, o consumo de drogas, o sedentarismo, a reduçao no número de relaçoes sexuais, a alimentaçao rápida e as calças muito apertadas. um estudo sobre a qualidade do sêmen em tarragona, um pueblo romano nas cercanias, revelou que 53% dos homens de lá apresentam uma baixa qualidade. o mesmo estudo começa ser realizado hoje em barcelona.

a preocupaçao com o tema tem aumentado nos últimos anos, já que a maioria dos bebês nascidos na catalunya sao filhos de imigrantes.





acho que nao contei ainda que meu trabalho como periodista no fórum 2004 foi por água abaixo. e antes das chuvas de fevereiro. agora posso falar mal do que pretende ser o fórum universal das culturas. uh, que menina má!

criado para ser um espaço de solidariedade e de multiculturalidade, palavras que os intelectuais de qualquer governo adoram, o fórum de barcelona quer ser o centro das atençoes mundiais no ano que vem. para isso foi posto em marcha um plano arquitetônico para concluir a avinguda diagonal e criar mais um cafonérrimo espaço de conferências para a cidade, dessa vez â beira do mediterrâneo. o projeto está consumindo milhoes de euros dos cofres públicos catalaes e europeus e vem arrancando protestos das associaçoes de vizinhos do poble nou, o bairro onde vai estar localizado o edifício triangular. a última polêmica gira em torno de um patrocinador recém agregado ao roll formado por sony, endesa e telefónica: a empresa de informática indra, que trabalha para sistemas militares.





tabaco, voltei a fumar. uma lástima, mas as circunstâncias às vezes nos fazem lastimar. sem culpas. a chuva parou, depois de 15 dias de águas praticamente ininterruptas. essa cidade nao foi feita para dias de chuva. muito menos os estancos - ou tabacarias. digamos que 50% deles sao espaços minúsculos onde as pessoas entram e saem fumando. inclusive os donos, que ficam ali o dia inteiro ordenando paquetes, cartones e puros. se os encarregados sao homens, a bagunça impera. há exceçoes, claro. e também algumas mulheres que nao estao nem aí para a estética tabaqueira. en sério, há uma estética nas tabacarias que deveria ser mais valorizada. quem sabe depois dessa promoçao nao me especializo nisso? ña, os catalaes sao orgulhosos demais de suas feinas e nao permitiriam jamás que uma extranjera tomasse conta da estética dos seus locais de trabalho. mas aquele monte de caixinhas coloridas e ordenadas e que por vezes se parecem com caixas de remédios guardam uma beleza que nem todos os estanqueiros sao capazes de ver. talvez porque já estao acostumados: a maioria dos estancos passa de pai para filho, é negócio de família. talvez porque há tanta publicidade das empresas de tabaco que em alguns deles nem se consegue ver o colorido das cajetillas. como a minha faeina é ficar ao lado de um estande oferecendo brindes aos consumidores de marlboro - um metchero por dos cajetillas, un cenicero por cuatro, 3 metcheros por un cartón o un cinturón si le toca en las cartas blancas -, tenho muito tempo para observar coisas que nadie más vê. pelo menos é essa a sensçao que tenho. uma das teorias sacadas dessas duas semanas ajuda a entender porque se fuma tanto na espanha e desde tao cedo. além de venderem cigarros e cigarrilhas e puros de uma variedade que no brasil eu só vi nas tabacarias dos melhores aeroportos, muitos estancos de bairro vendem uma variedade enrome de guloseimas coloridas e, obviamente, sao um ponto de parada obrigatório para as crianças. chupar um pirulito pode ser facilmente comparado ao ato de fumar, e os chupa-chups sao artigo de primeira necessidade para as gurias. os guris preferem outros doces: uma gelatinas duras e fálicas, diria freud, parecidas na forma com os nossos puxa-puxa. os adolescentes de 12, 13, 14 anos já sao mais diretos e tentam comprar cigarros de uma vez, principalmente as carteiras de 10, que custam metade do preço ou menos. em geral, conseguem. em apenas um estanco que estive, justamente o que tinha uma variedade maior de guloseimas, se negavam a vender cigarro a menores de idade. numa dessas, um pibe de 12 anos, gordinho, teve a cara de dizer que tinha esquecido sua identidade em casa, mas garantia que tinha 16!





biblioteca da universidade, 12h20. eu num cubículo tento me localizar nesse mundo que visito uma vez por semana. vou ali fumar um e já volto.



lørdag, februar 15, 2003

a vida real me consome e continuarei distante. não vejo muito sentido em escrever nesses momentos: alguém já disse porque alguém já me disse que não se pode escrever o que se vive, não no momento em que se vive. bem, pelo menos EU preciso digerir a vida antes de escrevê-la.



fredag, februar 07, 2003

então, semana que vem meus dias serão divididos em manhã e tarde: de 9h30 às 13h30 e de 17h às 20h. cada dia, um estanco diferente. motivo: o mundo de marlboro. a agenda, para ninguém se perder:

lunes em cerdanyola, un pueblo cerca de la universitat autónoma. vou e volto de carona com a natalia cristina

martes me quedo en sants estació, cerca da casa de àngel y angela, de amarela e de olga. a 15 minutos de nuestra casa. perfecte.

miércoles en la pl. francesc layret, 103, estanco 44. 39 minutos de ônibus pra ir, mais 39 pra voltar. aí vai de novo e volta.

(jueves tengo clases y no trabajo)

viernes me quedo en la carrer giralt el pellisser, 16, estanco 92. ciutat vella, 10 minutos de trem e mais 10 de caminhada. barbada.

sábado estarei militando contra a guerra.





comunicación y diversidade cultural é o título da primeira assignatura realmente interessante e organizada do doctorado en periodismo y ciéncias de la comunicación da uab. o professor é um dinamarquês muito simpático que viveu em pelotas de intercâmbio aos 18 anos, estudou como as mulheres de canoas, do abc e de salvador leram a novela rainha da sucata, e fez um estudo sobre a representação do gaúcho - o do pampa brasileiro - através das novas tecnologias. na aula de apresentação, foi curioso ver a diversidade latinoamericana concentrada: mexicanos e mexicanas, argentinos e argentinas aos monte. espalhadas pela sala, três brasileiras, três espanholas e apenas un chico espanhol. com a boca cheia, o vice-director apresentou o jovem thomas tuffte, comunicólogo filho de mãe socióloga. literalmente babando pelos cantos da boca, parès contou a história da cátedra, que é oferecida pela unesco: em resumo, um título de status para a universidade, que tem que pagar tudo, inclsuive a passagem do professor invitado. como a universidade pública na espanha já foi privatizada há 25 anos, quem paga o título somos nós, os alunos latinoamericanos. ao que tudo indica, dessa vez vai valer a pena. hablando um portuñol com sotaque danês, thomas tuffte promete ser um bom guia no caminho dos estudos culturais.

a bibliografia é extensa. e das três cadeiras que faço, é a única que me exigirá dois trabalhos em dois meses, além de muita leitura a cada semana. será coincidência que eu esteja começando um trabalho de 8 horas por dia justamente agora?



tirsdag, februar 04, 2003

a lua sorri, o dia foi lindo, de sol. tarde de pausa, amanhã de manhã também. cruzo os dedos. a tarde será decisiva.



mandag, februar 03, 2003

informação inteligente é pra espalhar aos quatro ventos, fazer retumbar e redundar nos quatro cantos. por isso cito mais uma vez aqui o super citado artigo do richard adams, publicado no guardian do dia 29 de janeiro. pra quem ainda não ouviu falar, richard "propõe" que bush e lula troquem de papéis. "While the president of South America's most important country couldn't be more different as a person than the president of North America's most important country, it's hard not to think the world would be a better place if the two men swapped jobs."
cora rónai escreveu ao moço, explicando que dispensávamos o cámbio: "Cora -- of course you don't want to give up Lula, but what about world peace? The rest of the world would be very grateful to Brasil! And Mr Bush would soon get bored --there's no baseball in Brasil -- and go back to his ranch in Texas..."





menu do dia:
ravioli 4 quesos
gnochi a la hierba provenzal
rizzoto en el parmesano
cerdo al vino blanco (que eu não provei)
não consegui ver a marca do vinho que bebemos, mas era um frisante rosé muito apreciado por aqui. estilo san mateo o algo. mas com a garrafa comprida.





meu amor pelas misérias me leva, me trouxe
e meus passos, sapatos, letras, postes
notícias negócios
os meus passos rápidos
meus altos e baixos
meu foco
meus olhos
a vida não é filme e vocë não entendeu

pois nada como catar e colar, pegar e pregar. frases de adriana calcanhoto que assim soltas nesse exato momento me sueñan. volto de uma semana de buscas, de encontros, de desencontros. para perceber que estamos todos à beira do abismo e que eu meu amor acho graça até mesmo em clichês e que acho tudo tão dejavi até antes de ver.

e jamais esquecerei o dia em que conheci toni (59, talvez?), um italiano naturalizado americano que serviu como mariner e que hoje faz parte da navy league. casado com cláudia, (38?), ítalo-argentina, ex-miss, diretora de uma empresa de azafatas em barcelona. juntos eles dirigem o da greco, o primeiro restaurante a portas fechadas da cidade. depois de dois anos de tentativas de ganhar a vida em monte carlo, eles voltaram. e querem reconstruir o império.



• BIO
• CONTATO

• archives ::::::.: .:.. . .
• marts 2002
• april 2002
• maj 2002
• juni 2002
• juli 2002
• august 2002
• september 2002
• oktober 2002
• november 2002
• december 2002
• januar 2003
• februar 2003
• marts 2003
• april 2003
• maj 2003
• juni 2003
• juli 2003
• august 2003
• september 2003
• oktober 2003
• november 2003
• december 2003
• januar 2004
• februar 2004
• marts 2004
• april 2004
• maj 2004
• juni 2004
• juli 2004
• august 2004
• september 2004
• oktober 2004
• november 2004
• december 2004
• januar 2005
• februar 2005
• marts 2005
• april 2005
• maj 2005
• juni 2005
• juli 2005
• august 2005
• september 2005
• oktober 2005
• november 2005
• december 2005
• januar 2006
• februar 2006
• marts 2006
• april 2006
• maj 2006
• juni 2006
• juli 2006
• september 2006
• oktober 2006
• november 2006
• december 2006
• januar 2007
• februar 2007
• marts 2007
• april 2007
• maj 2007
• juni 2007
• juli 2007
• august 2007
• september 2007
• oktober 2007
• november 2007
• januar 2008
• februar 2008
• marts 2008
• april 2008
• maj 2008
• juni 2008
• august 2008
• februar 2009
• august 2009
• november 2009
• december 2009


• ex-MACHINAS::::::::.:.. . .



‹ webdesign

blogchalk: Fernanda Zanuzzi/Female/26-30. Lives in Brazil/Porto Alegre/Bom Fim and speaks Portuguese, English, Spanish and a mica of Catalan. Spends 40% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


COPYLEFT CONTINGUT ::