revista piloto-experimental magazine-revista experimental
søndag, juni 30, 2002

o seu olhar melhora o meu. essa frase da música do arnaldo antunes resume o efeito do documentário Janelas da Alma no olhar de quem pode ouvir o filme. a trilha - linda, de autoria do semiólogo da música wisnick sodré - não conta com a descrição apaixonada da composição de paulo tatit e arnaldo antunes (o seu olhar, ninguém, 1995) e, de certa forma, o próprio filme priorizou pontos de vista mais racionais. mas a paixão do olhar segundo joão jardim e walter carvalho está ali, nas benditas entrelinhas, nos espaços de reflexão deixados pelo filme e lembrados por win wenders, na descrição de saramago sobre suas ridículas conversas com as plantas do jardim - uma forma, segundo ele, de acompanhar o desabrochar da vida num momento em que ele já se sente murchando -, na bem humorada visão do olhar deixada por hermeto pascoal e seu proeminente terceiro olho incrustrado no meio das sobrancelhas, na triste, extremamente triste versão do olhar da cineasta inglesa que eu não lembro o nome e que queria ser princesa mas era sempre o rei porque era vesga, nos casos de amor do fotógrafo cego com suas modelos, na declaração de amor ao amor feita pela cineasta agnes varda. pra ver e chorar e pensar. e pra ficar com aquela vontade de ter pra guardar.



fredag, juni 28, 2002

não é só aqui que o assunto blogs + jornalismo está em discussão. isso é um sinal, aliás, de tudo o que está dito abaixo e que se resume na idéia de que esses fabulosos e cada vez mais numerosos diários on-line estão mudando o conceito de jornalismo. e vão mudar muito mais, eu acho. em vez de reproduzir aqui o que li por aí, sugiro a quem se interessar uma visita ao internETC.



torsdag, juni 27, 2002

em parte, a tese sobre a transparência da informação nos blogues se sustenta nessa idéia, desenvolvida pelo catalão vicent partal, vicepresidente do centro europeu de jornalismo:

"Los medios tradicionales explican una versión de las cosas, que puede no ser mentira –a menudo lo es, pero no siempre. Sobre todo no es una mentira intencionada, pero te explican una parte de la verdad. Eso hasta ahora no podía evitarse, era una quiniela. Ahora empezamos a poder evitarlo, a mirar todas las partes de la realidad, partiendo de dos elementos. Primero, tenemos un instrumento, que es Internet, que nos permite mirar todas las partes posibles. Segundo, la gente puede publicar. Hoy en día no es necesario ser un gran medio para publicar, y seguramente si buscamos, encontraremos el medio más pequeño o la asociación cultural más pequeña de un pueblo palestino que puede explicarnos su visión de los hechos"





"Blogar" é, antes de tudo, compartilhar: pensamentos e informações. A definição, brilhante na minha opinião, é do acessocom - que, por sinal, poderia ter um blog...analisando praticamente tudo o que saiu na mídia tradicional sobre o tema, o portal especializado em comunicação informa que o brasil conta hoje com 60 mil blogueiros e lança a pergunta que não quer calar:será que os blogs mudarão o formato do jornalismo? de novo, na minha opinião, é certo que sim. e não apenas pela instantaneidade da informação e todas essas coisas proporcionadas pela tecnologia em si, mas pela transparência. tema para ser desenvolvido com tempo, coisa que, infelizmente, não disponho agora...

no mínimo, vale uma nota
um dos veículos monitorados pelo acessocom e citados na matéria sobre blogues é o no mínimo. formado pela maior parte da turma que fazia o querido no., o site já está no ar há mais de mês. mas ainda não está cadastrando leitores.



onsdag, juni 26, 2002

bloguenovonapraça: xaxados&perdidos, by romeu. de curitiba para o mundo. mandou ver. (i know, romeu, i owe you an invitation).



tirsdag, juni 25, 2002

uma questão de educação
> não é a falta, mas o excesso de educação que preocupa o professor alison wolf, titular da faculdade de educação da university of london. Does education matter?, pergunta ele no título do seu livro, lançado pela penguin books no início do mês de junho. com a provocação myths about education and economic growth, o livro é uma crítica descarada à políticos como tony blair, que teria anunciado três metas primordiais para a economia britânica durante sua campanha: education, education, education.
(qualquer semelhança com o que ouviremos daqui pra frente aqui no brasil não é mera coincidência).

>>>de acordo com a resenha da revista britânica the economist , o problema é generalizado: a educação está longe de fortalecer a economia mundial de uma forma saudável. pior: esse instrumento fundamental para o crescimento humano está sendo distorcido em nome de um crescimento econômico insano, que prega a velha máxima "mais é melhor":

“Where the book excels is not in making this somewhat familiar point, important though it may be, but in drawing attention to other dangers in the present obsession with education and growth. One is that expanding education thoughtlessly may actually weaken the link with growth, such as it is. Another is that the preoccupation with economic growth narrows and distorts society's idea of what education should be.”

>>>>> em época de eleição para presidente, é bom lembrar que, no brasil, a qualidade do ensino é medida por questões de múltipla escolha. primeiro, no vestibular. depois, no famigerado provão. brilhantemente criticado, aliás, por alguns formandos da letras da ufrgs e pela magnifíca reitora wrana panizzi.



søndag, juni 23, 2002

mais um, menos um
domingo branco em porto alegre, e frio. entre uma formatura e outra, concluo a leitura de um livro e inicio a de outro e penso em tentar aprender como faço links intra-posts. desisto: meu mac não é para isso...

penso que daqui a alguns minutos teremos que enfrentar a rua, literalmente encarar o frio, dobrar a esquina mais gelada da cidade. o que é pior: isso significa deixar um ambiente perfeito para um domingo frio e branco: quente e aconchegante, com uma baguncinha de travesseiros e cobertores e livros iniciados e concluídos. o barulho do ar condicionado não conta.

penso que a causa é nobre: joão terminou a faculdade e, para comemorar, vamos assistir mais um inspirado discurso da wrana.



fredag, juni 21, 2002

a culpa é do cromossomo 19
tomou doril, a dor não sumiu? é sério, você pode estar doente. geralmente não é nada grave – mas é muito, muito, muito desagradável. a ponto de não dar vontade de fazer mais nada a não ser ficar trancado num quartinho escuro em silêncio absoluto. outra solução seria arrancar a cabeça fora. se coisas parecidas ou piores passam pela sua cabeça, bem vindo ao mundo das cefaléias! em 80% dos casos, o diagnóstico é dor de cabeça tensional, mas pode ser uma enxaqueca ou uma dor de cabeça em salvas, todas elas consideradas doenças, sim senhor. dos 13 tipos de dores de cabeça definidos pela sociedade internacional da cefaléia, essas três se caracterizam como cefaléias primárias, ou seja, não estão relacionados a nenhum outro problema do organismo, tipo digestão ou fígado. de um modo geral, atingem mais as mulheres – 18% da população feminina sofre com dor de cabeça – do que os homens – em média, 7% deles se queixam. “até a adolescência, a incidência é igual em meninos e meninas. depois, as mulheres disparam na frente”, revela a neurologista liselotte menke barea, doutora em farmacologia das cefaléias. o motivo, adianta ela, não se resume à alteração hormonal que culmina na menstruação – ou menarca, pra usar um termo técnico. “há fatores genéticos de predisposição à dor que são ativados na base do cérebro com essa alteração hormonal,” explica liselotte, que é chefe do centro de tratamento da dor de cabeça da santa casa de porto alegre, onde funciona um setor de emergência para atender pacientes com crises. “essa é outra característica da doença: ela se dá em ciclos de crises, o que costuma dificultar o tratamento.” pulando de um medicamento para o outro, o doente não sabe que pode estar contribuindo para piorar sua dor. um sinal de alerta, segundo os especialistas, é o uso de três comprimidos por mais de duas vezes na semana. “a dor de cabeça tem tratamento, mas cada caso é um caso,” explica liselotte. o diagnóstico costuma ser clínico – ou seja, não se identifica uma enxaqueca através de exame – e, como qualquer doença, merece tratamento médico. para as mulheres, um alívio: a incidência de dores de cabeça cai com a menopausa. a partir dos 44 anos, a doença atinge 3% delas.

em crise?
considerado um dos principais especialistas brasileiros no assunto, o doutor abouch valenty krymchantowski lembra que “os atendimentos de emergência visam avaliar e tratar as crises agudas de dor de cabeça e não apenas dar injeções paliativas de analgésicos e atendimentos desvinculados de qualidade e especialização.” ele dirige uma clínica no rio de janeiro e mantém um site na internet, dordecabeca.com.br. além de informações e relatos sobre a doença, também está disponível ali uma lista de endereços de especialistas indicados por ele em diversos estados brasileiros.

o rio grande do sul, que não está na lista do dr abouch, conta com um centro de atendimento de emergência da dor de cabeça na santa casa de porto alegre. coordenado pela doutora liselotte menke barea, o centro será oficialmente inaugurado no início de julho. infelizmente, o atendimento não é gratuito: apenas particulares ou portadores de convênios privados têm acesso.




ps: pra quem ainda ficou em dúvida, sim, eu sou uma garota enxaqueca.




torsdag, juni 20, 2002

the net behind the chinese wall
a internet é considerada o ópio do povo na china e isso não é novidade pra ninguém. desde julho do ano passado, os cibercafes do país de mao funcionam sob censura. naquele ano, 2,3 mil de um total de 56,8 mil bares foram considerados ilegais e fechados pela polícia. desde maio, a vigilância em cima de pelo menos metade dos 33 milhões de internautas chineses - aqueles que não têm um pc conectado à internet em casa - ficou ainda mais cerrada. em beijing, onde apenas 200 de um total de 2,3 mil netbars têm licença para funcionar, a censura acabou em tragédia. ontem, dois meninos, de 13 e 14 anos, revoltados porque o cibercafe que freqüentavam estava fechado, resolveram tacar fogo no seu café predileto. "I burned the Lanjisu with gasoline because they would not let us play there," Beijing television showed one of the boys, with dyed blond hair and a black "Z" on the back of his head, telling police interrogators. 24 pessoas morreram e 13 ficaram feridas. o irônico é que todas elas eram "foras da lei", provando que não é a censura do governo que vai cortar o barato de navegar. já o medo de morrer queimado por um adolescente pode surtir algum efeito. (ou não: se fosse assim, não haveria mais mendigos nas ruas de brasília.)



onsdag, juni 19, 2002

the net behind the veils
as mulheres do irã estão caindo na rede graças a essa maravilhosa invenção que é o weblog << na definição de Alfred Hermida, da bbc online, "online journals where cyber-diarists let the world in on the latest twists and turns of their love, work and internal lives.">> a matéria sobre o assunto está no sítio da bbc e é um dos temas de capa do blogger. pra resumir, alguns números: dos 400 mil persas que acessam a internet, 1.200 têm um blog e, destes, "a maioria pertence a mulheres". <<< adolescentes-fanáticos-por-pink-floyd e sites fora do ar vêm em segundo lugar >>> a brecha foi aberta pela própria legislação, que transformou a internet num raro espaço público de liberdade sem restrição - pelo menos até agora, o conservador governo islâmico não impôs nenhuma censura à rede. não é por nada que as estimativas dão conta de que, em três ou quatro anos, mais de 15 milhões de iranianos estarão na rede. oxalá o número de blogs femininos cresça na mesma proporção.



mandag, juni 17, 2002

Meu artista favorito no filme é Divya Srinivasan, autor desse quadro. Cem cópias da imagem foram postas à venda, a preços que variam de US$ 100 a US$ 500, conforme o tamanho da impressão.
acorde e vá ao cinema
vivemos um sonho, sonhamos a vida ou alguém em algum lugar sonha a nossa vida e nossos sonhos? o universo despertado por essas perguntas não é mero jogo de palavras. não quando o assunto é o belíssimo waking life (em português, seria algo como “vida em despertar”, mas os distribuidores nos pouparam da tradução, mantendo o título original no brasil). dirigido e escrito por richard linklater, é um filme sobre sonhos e sobre o sentido da vida. na verdade, não é um filme no sentido estrito da palavra. a seqüência de fotogramas é um desenho sobre filme ou um filme desenhado, dependendo do ponto de vista. o roteiro é uma colagem de idéias, ou melhor, um fluxo interminável de sonhos. é filme cabeça, dizem os que gostam de rotular tudo. e pode até ser - para usar a referência do cinema francês, freqüentemente rotulado de “cabeça”, waking life está mais para “amelie poulin” do que para “acossado”. mas, se é para rotular, eu prefiro defini-lo como obra de arte . sem cenas de sexo ou violência, é altamente recomendável pra quem gosta de pensar no que vê, ouve e sente.

+ preste atenção: em tudo, mas especialmente nas discussões sobre neo-humanismo, livre arbítrio e sobre a convivência entre o analógico e o digital. na trilha sonora e nos desenhos, nem é preciso avisar.

+ onde está passando: em porto alegre, está no guion desde sexta-feira e deve sair de cartaz essa semana.



torsdag, juni 13, 2002

informe publicitário de utilidade pública
> a nova seção está de cara e nome novos.

>> x-posts. de x-files. de x-man. de arquivo x. de xy-z.

>>> a segunda matéria a entrar ali é sobre uma organização sócio-espiritual nascida na índia nos anos 50 e conhecida atualmente em mais de 160 países, incluindo o brasil. uma versão editada desse texto foi publicada no jornal já, aqui de porto alegre, na semana passada.

>>>> se quiser saber mais, vá até ali.





reality show
eu não conhecia tim lopes. como a maioria dos brasileiros que vivem fora do rio de janeiro, eu provavelmente nunca li suas histórias. ok, eu sou jornalista e deveria pelo menos ter ouvido falar. mas esse não é o caso. também quero deixar claro que não estou escrevendo sobre a morte dele porque sou jornalista e preciso defender a classe. aliás, acho muito questionável – e pouco discutida entre os próprios jornalistas – a forma como ele e a maioria dos repórteres policiais agem para apurar fatos criminosos: câmeras escondidas e disfarces, na minha opinião, deveriam ser utilizados apenas com o aval da justiça e a proteção da polícia. afinal, mais do que apurar um fato, o repórter que age assim está ajudando a desvendar crimes – papel da polícia e da justiça em qualquer país em que vigore o mínimo de democracia. acontece que, muito provavelmente, o pouco do que eu e você sabemos sobre a realidade do tráfico no rio de janeiro se deve, mesmo que indiretamente, ao trabalho desse repórter que morreu na semana passada e nem chegou a ser encontrado tamanha a brutalidade do crime que ele ajudava a denunciar. não fosse assim, não saberíamos o que se passa no wild side da vida urbana. a discussão é complexa, pra não dizer que é uma faca de dois gumes, mas dela não poderia ficar de fora a necessidade de proteção das pessoas que, muito corajosamente, assumem essa responsabilidade de enfrentar o crime com as palavras. pra quem ainda acha que a morte dele só não entrou para as estatísticas porque o cara era repórter “da globo”, sugiro a leitura de “respondendo a um comentário”, no blog da cora rónai, que trabalha na mesma empresa, leva uma vida pacata, mas argumenta bravamente sobre o significado desse fato.





atemporalidades
o tempo existe? a pergunta me vem à cabeça na forma de afirmação - o tempo não existe - enquanto leio uma frase solta de um comentário de outro blog: faz tempo que não venho aqui e tudo já mudou. faz tempo nesse caso significa que faz dois ou três dias, no máximo uma semana. essa é a noção de tempo particular dessa pessoa em relação a visitar o mesmo lugar na internet. muito particular. penso nisso e escrevo a primeira frase desse post. paro por uns instantes e antes que o tempo passe, penso que não quero escrever tudo o que penso no momento em que penso. abro os comentários de outro blog, que faz pouco tempo que visitei, precisily, onde estive anteontem, e me deparo com uma discussão sobre o tempo. e lembro que time and tides never wait.



onsdag, juni 12, 2002

:para os dias de chuva::
achei. uma bota quase como eu quero existe. lá na inglaterra. isso significa que eu teria que desembolsar uns 250 reais por uma quase perfect rainy boot – e agora simplesmente não dá. e, pensando bem, ela é prática demais, tipo, uma galocha ... anyway, se alguém achar em promoção, avise. tem que ser da vegetarian shoes, ok?





gotta concentrate. mas não consigo parar de pensar em pessoa e no seu desassossego que é também o meu desassossego. aquela frase, a primeira do livro, ficou me chamando para reiniciar mais essa leitura. outra que é um eterno recomeço. não queria admitir isso, mas o livro do desassossego é daquelas obras de dar medo. você não consegue ler sem sentir uma certa responsabilidade com a leitura. não é para ser lido despretensiosamente. gotta concentrate.



tirsdag, juni 11, 2002

today´s highly recomended: go flip flop flyn


fernanda zanuzzi @ link8:21 PM



mantra de consumo: lomo, lomo, lomo...





duas e dois. chego atrasada, depois de uma torta de pêras com chocolate. nobody cares – neither do i. hora de ler os blogs amigos, checar as contas de e-mail e pensar no sono que sinto nesse exato momento, cinco minutos depois. vejamos: oh reclama do computador no expresso, melissa não posta mais desde que mudou o template da sua lobotomia, jorge parou ontem, por problemas técnicos no blogpro, caterina casou e está em lua de mel em jaspen, e pra completar o lounge não é freqüentado por ninguém desde domingo (será que é porque fecha nas segundas?).



mandag, juni 10, 2002

“CORTÉS, Martin. Breue compendio de la sphera y de la arte de nauegar com Nueuos instrumentos y reglas... Seuilla: en casa de Antón Alluarez, 1551. 95 f.: il., 30 cm. De acordo com o texto de apresentação da BN, essa é a “1ª edição extremamente rara. Ensinando o uso de novos instrumentos, como a bússola, baseada na deflexão da agulha imantada este compêndio revolucionou a arte de navegar. É impresso em caracteres góticos e possui sete estampas com partes móveis que indicam posições de astros e dão outras informações. A obra contém dados sobre descobertas em regiões da América, inclusive o Brasil
acho que, em breve, vou conseguir colocar minhas leituras (quase) em dia. sim, também tenho a mania mais comum do mundo de ler mais de três de livros ao mesmo tempo. no mínimo, sempre há um melhor para o ônibus, outro para ler antes de dormir e outro para ler-despretensiosamente-atirada-no-sofá-num-domingo-de-chuva. e depois há os bons-pra-qualquer-hora, os livros para levar ao parque, os livros teóricos e de referências e outras variantes. mas é claro, óbvio e ululante que, com tanta leitura simultânea, falta tempo para usufruir de todos os momentos exatos e terminar os livros iniciados.
>> minha pilha desse final de semana estava assim, e não necessariamente nessa ordem:
:: seis propostas para o próximo milênio, calvino, em releitura

:: buda, borges, um eterno retorno desde setembro do ano passado e cuja leitura foi, de fato, concluída hoje

:: rayuela, para o qual ainda não encontrei a melhor posição, mas estou desconfiada que é mesmo na minha cozinha. De preferência, quando estou só em casa

:: o inventor da solidão, do auster, em português, minha leitura nem-tão-diária-assim para o momento transporte público

>>> e ainda estão em lista de espera para entrar na pilha das leituras a serem concluídas a poética do devaneio e a formação do espírito científico, do bachelard, inferno, do dante, e introdução ao método de leonardo da vinci, de valery. mas estou à cata de leituras intermediárias e ainda não iniciadas, porque o mix é uma coisa importante para quem tem essa mania de leituras simultâneas

+ enquanto isso, o acaso vai tecendo sua teia, onde o que não falta é espaço para novas presas (e isso que eu não sou uma leitora voraz). e, apesar de tudo, a internet tem sido uma bela fonte.
++ antes que me executem em praça pública, eu preciso concordar: o computador nem de longe proporciona o mesmo prazer que é segurar um livro, virar as páginas, sentir o cheiro e a textura do papel. por mais que a gente se divirta também, não se tem com o computador a mesma cumplicidade que temos com os livros, que constróem nossos mundos paralelos pessoais e intransferíveis. mas ultimamente tenho curtido poder acessar os clássicos na rede. entro como se estivesse em uma livraria e leio como se fosse livro emprestado: busco frases, referências que me inspirem, leio sem ler porque não dá para folhear nem me apossar. e me divirto com esse desprendimento.
+++ o último desses achados foi o sítio da biblioteca nacional, sugerido hoje pela michele. pra quem não vive no rio de janeiro, não se iluda porque não funciona como consolo. mas tem seus pontos fortes.
++++ entre eles, imagens de livros raros como essa e alguns clássicos da literatura brasileira para download.





tem brincadeira nova na casinha. sambadelic é o nome da magazine que cavaleirojorge está experimentando. e eu estou no primeiro op/ed.



fredag, juni 07, 2002

continuo querendo brincar. agora é de videogame

What Video Game Character Are You? I am Kung Fu Master. I like to be in control of myself. I deslike crowds, especially crowds containing people trying to kill me. Even though I always win, I prefer to avoid fights if possible.






”i TÔ SÓ é poesia hai-caótica by hilda hilst, uma feliz descoberta recente, enviada ontem por my one and only jorge penny, que anda brincando com oh que somos todos personagens do southpark. aí do lado sou eu, a professora substituta de yoga, com muito amor no coração. quer brincar também? então faz assim: clica aqui, ó






já que não deu pra ficá em casa, vamo brincá de hilda hilst?

Vamo brincá de ficá bestando e fazê um cafuné no outro e sonhá que a gente enricô e fomos todos morar nos Alpes Suíços e tamo lá só enchendo a cara e só zoiando? Vamo brincá que o Brasil deu certo e que todo mundo tá mijando a céu aberto, num festival de povão e dotô? Vamo brincá que a peste passô, que o HIV foi bombardeado com beagacês, e que tá todo mundo de novo namorando? Vamo brincá de morrê, porque a gente não morre mais e tamo sentindo saudade até de adoecê? E há escola e comida pra todos e há dentes na boca das gentes e dentes a mais, até nos pentes? E que os humanos não comem mais os animais, e há leões lambendo os pés dos bebês e leoas babás? E que a alma é de uma terceira matéria, uma quântica quimera, e alguém lá no céu descobriu que a gente não vai mais pro beleléu? E que não há mais carros, só asas e barcos, e que a poesia viceja e grassa como grama (como diz o abade), e é porreta ser poeta no Planeta? Vamo brincá
de teta
de azul
de berimbau
de doutora em letras?
E de luar? Que é aquilo de vestir um véu todo irisado e rodar, rodar...
Vamo brincá de pinel? Que é isso de ficá loco e cortá a garganta dos otro?
Vamo brincá de ninho? E de poesia de amor?
nave
ave
moinho
e tudo mais serei
para que seja leve
meu passo
em vosso caminho.
Vamo brincá de autista? Que é isso de se fechá no mundão de gente e nunca
mais ser cronista? Bom-dia, leitor. Tô brincando de ilha.






não resisti ao homer anunciando o nyt book review. a lista está na rede since 1997.





hora boa para encarar dois ônibus: sexta-feira de são pedro, com muita água despencando lá do céu e sem parar e desde as 7 da matina. com muito cuidado, vou carregar o bom humor na bolsa. pra ele não se molhar.



torsdag, juni 06, 2002

para os meus amigos
oh e michele não se conhecem. mas têm mais coisas em comum do que podem imaginar. ok, talvez sejam meus olhos. de qualquer forma, i bet they both will find some inspiration here. foi um daqueles achados casuais, de um dia de chuva com pouco trabalho (!). eu parei por aí <<< não consigo me concentrar em menos de 10 coisas ao mesmo tempo >>>> mas certamente vocês encontram mais zines interessantes de todos os gêneros e qualidades na invisible city
+ they also have a bazaar. o conceito é outro, but it´s a good one.





things you should do in a rainy day
stay at home, stay at home, stay at home...



mandag, juni 03, 2002

work out com vicki robin.
mas, who is vicki robin? pra quem lê português, a explicação está na abertura da entrevista. for those who don´t understand portuguese and want to know more about vicki, please, check the link new road map foundation and you´ll find out. but i have to tell you that i met her during the first world social forum, 2 years ago, when this interview took place. although the lead is in portuguese, the interview is in english. pois é, fora o lide, está tudo em inglês. sorry, mas não encontrei a tradução, que foi feita para a revista amanhã, que nunca publicou a entrevista. eu acho que vale a pena pra colocar o tema na roda. my english is not that good, but the important here is to point the issue.hope you enjoy. boa ginástica, digo, leitura.





ginástica é ler tudo aquilo
>pra começar a primeira semana do mês que marca a divisão do ano em primeiro e segundo semestre, trans-z está com uma nova seção. o nome já é um aviso aos navegantes: você vai ter que se puxar pra ler as coisinhas que eu vou publicar aí do lado. como tudo o que cai na rede, se gostar pode pegar, copiar e colar, desde que diga que não foi você que fez. ah, sim, o título ainda é provisório e poderá mudar com o tempo e com as críticas dos amigos (sou vulnerável, e daí?).



• BIO
• CONTATO

• archives ::::::.: .:.. . .
• marts 2002
• april 2002
• maj 2002
• juni 2002
• juli 2002
• august 2002
• september 2002
• oktober 2002
• november 2002
• december 2002
• januar 2003
• februar 2003
• marts 2003
• april 2003
• maj 2003
• juni 2003
• juli 2003
• august 2003
• september 2003
• oktober 2003
• november 2003
• december 2003
• januar 2004
• februar 2004
• marts 2004
• april 2004
• maj 2004
• juni 2004
• juli 2004
• august 2004
• september 2004
• oktober 2004
• november 2004
• december 2004
• januar 2005
• februar 2005
• marts 2005
• april 2005
• maj 2005
• juni 2005
• juli 2005
• august 2005
• september 2005
• oktober 2005
• november 2005
• december 2005
• januar 2006
• februar 2006
• marts 2006
• april 2006
• maj 2006
• juni 2006
• juli 2006
• september 2006
• oktober 2006
• november 2006
• december 2006
• januar 2007
• februar 2007
• marts 2007
• april 2007
• maj 2007
• juni 2007
• juli 2007
• august 2007
• september 2007
• oktober 2007
• november 2007
• januar 2008
• februar 2008
• marts 2008
• april 2008
• maj 2008
• juni 2008
• august 2008
• februar 2009
• august 2009
• november 2009
• december 2009


• ex-MACHINAS::::::::.:.. . .



‹ webdesign

blogchalk: Fernanda Zanuzzi/Female/26-30. Lives in Brazil/Porto Alegre/Bom Fim and speaks Portuguese, English, Spanish and a mica of Catalan. Spends 40% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


COPYLEFT CONTINGUT ::